Sobre

Restaurante

Experiência Inigualável
O RC é um restaurante histórico de uma cidade e de uma era, preservando a sua decoração e arquitectura à data da fundação em 1894, tendo sido classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
No RC poderá descobrir o melhor da cozinha portuguesa, nas carnes, no marisco e no peixe fresco diário e complementar com a sua escolha de uma carta de vinhos excepcional.

História

A História do RC, antigo Restaurante Commercial, tem o seu início na Ribeira do Porto, coração da cidade, por onde nas suas ruas abundavam comerciantes ligados ao comércio do vinho do porto.
Foi precisamente no edifício Forrester, residência do famoso Barão Forrester, grande responsável pela dinamização do comércio do vinho do porto por todo o mundo, que surge um contrastante, sofisticado e reconhecido restaurante, para que os amantes da boa mesa se pudessem refastelar com sumptuosas refeições e os mais finos vinhos.
Fundado em 1894 pelo chefe de origem espanhola, Manuel Recarey Antelo, viria a ser considerado o mais emblemático restaurante da cidade e local de encontro e convívio de figuras proeminentes da vida social, política e cultural.

Preservandoa Art Noveau

Arquitectura e Decoração
À data da sua fundação, o RC mantém-se fiel na arquitectura de fachada e de design de interior, inspirado pelos movimento vanguardista de época, a Arte Noveau e as suas tendências.
A Arte Noveau foi um estilo europeu em voga entre 1890 e 1920, no período denominado Belle Époque, era um movimento artístico relacionado com um estilo de vida, inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, tendo adquirido novos elementos e evoluções com a sua disseminação e aplicação em diferentes países europeus, adquirindo linhas mais geométricas.
O RC é um dos mais famosos e preservados exemplos da Arte Noveau em Portugal.